Ícone do site Tribuna das Aguas

Covid-19: Entenda como vai funcionar a Onda Roxa a partir desta quarta em MG

Todos os 853 municípios mineiros vão entrar na Onda Roxa do programa Minas Consciente a partir de amanhã (quarta-feira, 17). Na prática, todas as cidades do Estado terão medidas ainda mais restritivas na tentativa de conter o avanço da Covid, que passa pelo pior momento desde o início da pandemia há mais de um ano.

“Os nossos hospitais chegaram no limite e todas as regiões de Minas estão enfrentando dificuldades para oferecer atendimento. Por isso, medidas mais duras são necessárias para proteger a saúde dos mineiros. É preciso evitar um cenário pior do que já estamos vivendo. Respeite e colabore para que possamos vencer essa guerra”, explicou Zema.

Ao todo, 974.594 pessoas já foram contaminadas pelo novo coronavírus em Minas Gerais desde o início da pandemia, em março do ano passado, segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desta segunda-feira, 15. Até agora, 20.687 mineiros já perderam a vida para a Covid-19.

A medida é impositiva e não depende da adesão dos municípios. A decisão de estender a onda roxa para todo o Estado foi tomada, segundo o governador, após ouvir os especialistas em saúde e o comitê de enfrentamento à Covid-19, sobre a necessidade de adotar medidas mais restritivas e obrigatórias. “É uma medida dura, mas extremamente necessária nesse momento para evitar um cenário pior do que esse que já estamos vivendo”, decretou Zema.

Veja abaixo as medidas impostas pela Onda Roxa:

Atividades autorizadas

Durante a vigência da onda roxa, os seguintes serviços e seus respectivos sistemas logísticos de operação e cadeia de abastecimento poderão funcionar:

Sair da versão mobile